quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Descobertas.cotidianas

Engraçado como a vida muda a cada dia que passa. E nos muda junto com ela como se fôssemos marionetes, massas de modelagem. Brinquedos.

Quando crianças aprendemos que QUERER = PODER.
Logo que crescemos e passamos a ver realmente como acontem as coisas, descobrimos que todos os ensinamentos, principalmente esse, são totalmente errados.
QUERER ≠ PODER.
E ilude-se quem pensa que PODER = TER.

Tantas vezes queremos tantas coisas, lutamos de todas a formas para conseguí-las, e depois, um dia, quando conseguimos, descobrimos que não podíamos tê-las. Ou que não queríamos tê-las mais. Ou que não poderíamos mantê-las.
É complexo. É confuso.
Mas viver é verbo complexo.
Vir-ver.
É vir para uma experiência, para algo desconhecido.
É ver que quando pensamos que sabemos tudo simplesmente não sabíamos nada!

Ontem ouvi de alguém que o que nos faz viver é a inveja.
Que a inveja é um sentimento gostoso, que nos impulsiona, que nos anima, que nos faz querer.
A inveja é melhor (e maior) que o amor.

O amor nos deixa estagnados, parados, compassivos.
A inveja nos movimenta, atiça o desejo e nos faz correr atraz de coisas para depois nos fazer voltar ao mesmo ponto que começamos aqui.

QUERER ≠ PODER.
PODER ≠ TER.

Eu quero mas não posso.
Eu posso mas não tenho.
Eu tenho mas ja não quero mais.

Esse ciclo que movimenta nossa vida, que nos faz desejosos de novas experiências, de novos sabores.
Esse ciclo que nos motiva, que nos decepciona.
Esse ciclo é vicioso. É constante.

É por isso que deixo de divagações, de ilusões, de desejar e vivo.
Vivo a rimar... com rima.de.sen.ti.mentos.

5 comentários:

  1. Eu posso mas não tenho.
    Eu tenho mas ja não quero mais...

    isso serve pra mim :S

    gosteeiiii.... ô/

    ResponderExcluir
  2. com um pouco menos de rima dessa vez né.
    ficou bom, como sempre. ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto muleke!

    Gostei!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dimais! É o tipo de coisa que não é todo mundo que tem coragem de falar nem de escrever. Muito massa velhinho!

    ResponderExcluir
  5. O autor faz dessa reflexão um ato as futuras gerações que nem sempre são ensinadas como devem. De modo que formam cada dia mais, pessoas sem força de vontade, o caso abrange um ato sincero que quer não é poder... e nem ter é satisfazer... Gosto muito de uma frase de uma autora americana que diz... Não tenho tudo o que quero, mas amo tudo o que tenho.... Uma obra que requer Obs. Muito bom... Honrou o nome do teu blog Abçss

    ResponderExcluir